Cases - DJapa
Um desafio oriental resolvido de um jeito bem brasileiro:
apostando em TV!
“Recorde de faturamento e 20% a mais de clientes novos!”
O ex-publicitário e agora restauranteur José Miguel Hallage sabia: aquele tempero que aprendeu fazer um dia, seria o grande diferencial de uma bela receita. Neste caso, de um grande faturamento!
Apostar em televisão é o “tempero da vovó” que aprendemos na faculdade de publicidade. Aquele que faz chegar ao ponto certo, sem dúvida! E com uma pitada de inserções, eis que o prato principal surgiu: 20% de crescimento de clientes novos!
Depois de 4 anos de existência e investimentos em outras mídias, o Djapa - restaurante japonês de Mogi das Cruzes, trouxe um grande desafio para a TV Diário: alavancar o horário de almoço, de segunda à sexta, período que o número de mesas ocupadas era inconstante.
O primeiro passo da receita foi reformular o rodízio de comida japonesa e seu preço, além de disponibilizar outros pratos executivos com preços também acessíveis. Depois, junto com a agência A Fábrica Comunicação e a Diário Vídeo, o desafio foi mostrar ao cliente que uma boa produção não era uma iguaria cara.
Já o planejamento de mídia foi minuciosamente curtido e cozinhado entre agência, cliente e executivo de contas, visto que, inicialmente, havia uma tendência de concentrar as inserções em horário noturno, exclusivamente. “Foi importante perceber que mesclando horários e programas diferentes a quantidade de inserções aumenta e públicos diferentes são atingidos”, concluiu Hallage.
Depois dos estudos ficarem ao ponto, o plano de mídia final teve 43 inserções em 20 dias, com 32% delas em horário noturno. As demais inserções foram distribuídas em programas e horários estratégicos como manhã e almoço, visando atingir públicos diferentes em horários diferentes.
O toque de mestre, foi a estreia da campanha no Fantástico. E já na segunda-feira o resultado começou a ser saboreado, já com clientes novos no restaurante. Durante todo o período de veiculação o movimento do horário do almoço foi intenso, refletindo, também, no movimento noturno e, consequentemente, em outros produtos da casa.
A sobremesa de toda esta ação foi o crescimento no número de clientes novos, de 20%, segundo José Miguel Hallage, sócio do Djapa, além de bater o recorde de faturamento naquele mês: “como apostamos em TV, ajustamos nosso produto e preparamos nossa equipe para suportarmos o resultado que estávamos esperando. Foi surpreendente e imediato o retorno da campanha”.
Ficha:
Setor: Alimentação
Mercado: Alto Tietê
O desafio: Melhorar o movimento no horário do almoço
A solução: Veiculações de 30” em programas direcionados
O resultado: Crescimento de 20% no número de clientes e recorde no faturamento
Djapa: Fevereiro/2012
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